980x275

Newsletter

Glossário

Acidente
Acontecimento devido a causa súbita, externa, imprevisível e alheia à vontade do Tomador do Seguro, da Pessoa Segura e do Beneficiário que produza lesões corporais., invalidez permanente ou morte, clínica e objetivamente constatadas.

Acidente de Trabalho
Acidente que se verifique no local e no tempo de trabalho, no trajeto de ida ou regresso para e do local de trabalho ou noutros locais diretamente relacionados com o contrato de trabalho e do qual resulte lesão corporal, perturbação funcional ou doença que provoque redução na capacidade de trabalho ou de ganho ou a morte.

Ata Adicional
Documento que formaliza uma modificação introduzida às condições de um contrato de seguro já existente.

Atualização
Documento que formaliza uma modificação introduzida às condições de um contrato de seguro já existente.

Atualização Automática de Capital
Procedimento de cálculo, que visa obter, em data atual, a equivalência financeira em função das taxas de juro, descontos, inflação, desvalorização, etc., de um valor ou de uma série de valores com vencimentos futuros.

Adesão
Inclusão de uma pessoa segura num seguro de grupo.

Agente de Seguros
Mediador de Seguros que exerce a atividade de Mediação de Seguros em nome e por conta de uma ou mais Seguradoras.

Agravamento do Risco
Modificação ou alteração das circunstâncias que tornem o risco a segurar mais grave para a seguradora. Esta alteração pode implicar, por parte da seguradora, uma proposta de modificação do contrato de seguro, com repercussões ao nível do prémio, ou a sua recusa.

Agravamentos (ou Malus)
Aumento do prémio na renovação do contrato de seguro, verificadas que forem determinadas circunstâncias fixadas na apólice durante a anuidade, nomeadamente a ocorrência de sinistros.

Agregado Familiar
Conjunto de pessoas constituído pela Pessoa Segura, o seu cônjuge ou pessoa que com ela viva em união de facto, e os descendentes menores e solteiros (ou, não sendo menores, até ao limite de idade de 24 anos, desde que sejam estudantes, incluindo adotados, tutelados e curatelados), que coabitem com a Pessoa Segura.

Alienação
Venda, troca, doação e em geral toda e qualquer transferência da propriedade ou direito sobre determinado objecto de uma pessoa para outra.

Alteração
Modificação do contrato inicial com o fim de o adaptar a novas circunstâncias. O pedido de alteração feito pelo segurado pode ser aceite ou recusado pela seguradora ou conduzir a acerto das condições de prémio.

Âmbito Territorial
Zona geográfica indicada nas Condições Gerais, Especiais ou Particulares da Apólice onde o contrato produz efeitos.

Antecedentes de Risco
Informações relativas ao ""passado do risco"" ou histórico relativo a apólices anteriores do mesmo ramo.

Anulação
Mecanismo que permite pôr termo ao contrato.

Apólice
Conjunto de documentos escritos que titula e prova a existência do contrato de seguro celebrado entre o tomador do seguro ou subscritor e a seguradora, e que inclui as condições gerais, especiais e particulares.

Apólice Aberta
Apólice de seguro que tem por objeto as existências variáveis, as quais ficam garantidas pela Seguradora mediante o pagamento de um prémio provisional sujeito a acertos.
Apólice Flutuante
Apólice de seguro que tem por objeto as existências variáveis, as quais devem ser previamente comunicadas ao segurador.

Aviso de Prémio
Documento que avisa o tomador do seguro da data do vencimento de um prémio, do seu montante, forma e lugar de pagamento.

Apólice Recibo
Documento com valor de apólice que formaliza o contrato de seguro entre tomador e seguradora, e funciona em simultâneo como recibo do 1º. prémio pago.

Arbitragem
Intervenção de uma terceira pessoa, a quem cumpre emitir uma decisão vinculativa para as partes, na falta de acordo entre estas.

Assistência
Ramo de seguro que garante a prestação de auxílio aos beneficiários de um Contrato. A modalidade de assistência mais vulgarizada designa-se geralmente por "Assistência em Viagem" e oferece garantias de assistência a veículos e/ou pessoas.